Whiskey 3 Lobos, produzido pela Backer, fatura prêmio internacional

Foto: Daniel Mansur

A Backer acaba de ganhar mais uma medalha internacional. E desta vez foi ainda mais especial. Quem ganhou a medalha foi o recém lançado whiskey 3 Lobos, que chegou ao mercado em setembro de 2018. O single malte produzido em BH foi medalha de bronze no London Spirits Competition.

A marca comemora essa conquista, que posiciona o seu destilado como uma referência no mercado com players de tanta tradição que já estão há séculos produzindo whiskys. A premiação aconteceu na capital da Inglaterra e o concurso objetiva reconhecer e promover marcas de destilados de primazia para apreciadores de todo o mundo. Um dos diferenciais deste concurso é que as marcas também são avaliadas pelo critério de comercialização, ou seja, precisam unir os quesitos drinkabilitty, preço e qualidade. 

“Essa premiação é muito importante não só para a Backer, mas, para o estado de Minas Gerais e o Brasil. Fomos o único single malt brasileiro, fabricado por uma cervejaria mineira que utiliza matéria prima cervejeira e que ganha um prêmio de destaque como este em Londres! Com certeza este é um marco para o mundo dos destilados brasileiros”, comenta Paula Lebbos, diretora de MKT da Backer.

Pense nisso. Um whiskey mineiro ser condecorado por sua excelência nas terras da rainha? Já imaginou o contrário? Um pão de queijo inglês ganhar uma medalha por sua qualidade aqui em Minas Gerais? Esse é um prêmio inédito!

 Há destilados do mundo todo concorrendo. Você pode conferir aqui os ganhadores:

 

Sobre o 3 Lobos Whiskey Artesanal:

Um whisky, nada mais é que uma bebida alcoólica destilada de grãos, muitas vezes incluindo malte, que foi envelhecida em barris. Segundo a legislação brasileira, sua graduação alcoólica tem teor de 38 a 54% de álcool etílico em volume, a uma temperatura de 20°C. A Backer lançou em setembro de 2018 um single malte bastante frutado, leve e fresco, com notas aromáticas de pêra e mel. Este primeiro lote terá entre cinco e seis mil garrafas numeradas e será vendido nos principais pontos de venda da Backer, além do Templo Cervejeiro e do site da cervejaria. 

“É uma ousadia; um novo momento para a Backer experimentar uma fatia de um setor que ainda não conhecíamos e tenho certeza que está dando muito certo. Não estamos simplesmente fazendo destilados. Estamos produzindo destilados que contêm matéria-prima cervejeira. Isso é o essencial. O nosso single malte possui características próprias, pois é destilado em pequenas panelas de cobre e feito com malte e fermento cervejeiro. Este é o nosso segredo. É muito distinto do que se encontra e se conhece no mercado. Trazemos algo novo, jovem, para um público ousado que gosta de inovação, de experimentar coisas diferentes e se encantar com sabores e aromas diferenciados. São produtos que estamos pesquisando, estudando há alguns anos e hoje a expectativa é muito boa”, declara Paula Lebbos, diretora da Backer. 

Paula adianta que os frequentadores do Templo Cervejeiro da Backer podem degustar o whisky em um ambiente e com serviço diferenciado, para conhecer todas as nuances e características da bebida. Ao pedir, o cliente recebe uma tábua de degustação com três taças. Uma com o destilado branco do malte, conhecido como spirit, que é um passo antes da bebida se tornar um whisky realmente, sem passar pela maturação em barris de carvalho. A segunda taça traz um whisky turfado. A turfa é um elemento utilizado na defumação do malte e também nos barris que maturam a bebida e Paula ressalta que é importante conhecer e entender seus sabores. E a terceira taça contém o single malte da Backer, puro e frutado.

“Estamos muito animados com essa nova vertente da Backer. Somos uma cervejaria que oferece ao mercado destilados com características cervejeiras. O início do processo de produção do meu whiskey começa na panela, do mesmo jeito que uma cerveja. Aquele ‘mosto’ primário vai então para a destilaria para se transformar em whisky, mas a base é a mesma. Começamos a produzir em 2010, apenas para a família e, agora, vamos lançar nosso primeiro whiskey e nosso primeiro gin. É um ótimo momento”, comemora.

No mercado desde 1998, a Backer tem uma história de pioneirismo, de inovação e de qualidade de produtos que a destaca no cenário nacional. E mais uma vez ela vem inovando e mostrando como Minas Gerais pode ter produtos diferenciados e inéditos nascendo a cada dia.