Matérias Primas Cervejeiras: Água

Mais de 90% da sua cerveja é água.

Você sabia que mais de 90% da sua cerveja é água?

A água é fundamental no processo de produção de cerveja e é o insumo utilizado em maior quantidade. Em nossa fábrica utilizamos de 6 a 7 litros de água para produzir 1 litro de cerveja. Este volume de água é utilizada tanto para produzir a bebida quanto para limpeza de equipamentos, lavagem de garrafas, pasteurização e outros processos.

É primordial que a água utilizada no processo produtivo seja uma água potável e que tenha características minerais adequadas ao estilo produzido. Antigamente ter uma fonte de água de qualidade era fundamental e muito da história dos estilos de cerveja pode ser explicada através das características minerais da água de onde surgiram. Hoje em dia a água pode ser ajustada para conter a quantidade de minerais necessários para a produção de cada tipo de cerveja.

Qualidade da espuma, sabores maltados, qualidade do amargor, cor e reações enzimáticas que ocorrem durante a produção do mosto são diretamente influenciados pelo pH, concentração total de sais, alcalinidade, presença de íons e oxigênio dissolvido na água!

Lembre-se: economize água para beber cerveja!